Formiga vive o maior caos sanitário de sua história







Falta de leitos faz com que pacientes sejam intubados na Sala Vermelha da UPA e ocupação de leitos de UTIs chega a 160% 


No mês de março, além de ter ultrapassado a marca dos 5000 casos positivos, o município de Formiga presenciou um aumento significativo no número de óbitos, se comparado ao número de mortes registrado do início da pandemia até o final de fevereiro deste ano. Do dia 1º ao dia 23, até o momento em que a presente matéria foi escrita, 29 formiguenses morreram vítimas da COVID-19. 

Além disso, o mês de março bateu recorde no número de internações. O Boletim Epidemiológico divulgado na última segunda-feira (22) aponta que 87 formiguenses com resultado positivo e 1 suspeito pra COVID-19 estão internados. Conforme dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde, na tarde de segunda-feira (22), 18 formiguenses estavam internados em outras cidades e outros 6, intubados na Sala Vermelha da UPA, aguardavam vagas de UTI para a transferência devido à ocupação máxima de leitos na cidade. Por este motivo, na tarde de ontem (22), a ocupação de leitos de UTI em Formiga chegou a 160%. 

A situação preocupante chamou a atenção de autoridades e políticos formiguenses, a exemplo da vereadora Joice Alvarenga, que visitou a Tenda de Triagem nos 2 últimos sábados. 

“Eu fiquei muito sensibilizada com o que eu vi. Eu vi profissionais de saúde trabalhando de forma exaustiva, assustados, cansados, dando o melhor que podem diante do caos que se instalou naquela Tenda. Havia muitos pacientes para serem atendidos, muitos pacientes demandando vagas hospitalares, alguns, inclusive haviam sido intubados na UPA, em local que foi separado para este tipo de atendimento, porque a Santa Casa já não tinha mais nenhuma vaga, tal como acontece na macrorregião, onde dificilmente se encontram vagas para transferência. [...] Quando a gente chega num momento em que não há vagas de UTI e que os médicos precisam escolher qual paciente vai entrar, observando qual paciente teria mais chances de sobreviver, isso é muito triste”, relatou a vereadora. 

A situação também foi relatada ao TRIBUNA pela família enlutada de uma das mais recentes vítimas da COVID-19 na cidade. A filha da vítima lamentou a falta de leitos de UTI, tanto em Formiga quanto na macrorregião, que podem ser imprescindíveis para a recuperação de muitos pacientes, como julga ter sido para sua mãe, que não teve esta oportunidade. 
 
“A situação dela era muito grave e eles estavam solicitando uma vaga de UTI em outras cidades, mas, no atual momento, não consegue fácil. Além disso, ela não era a única paciente que aguardava ansiosamente por uma vaga.

” Somente na manhã desta terça-feira (23), foram registrados 3 óbitos em Formiga, sendo que todos eles ocorreram dentre os seis pacientes que estavam intubados na Sala Vermelha da UPA aguardando vaga na UTI de Formiga ou em outras cidades.

Fonte: Redação Jornal Tribuna